Raça Pastor Alemão

Pastor Alemão

História da Raça Pastor Alemão

O pastor alemão que vemos hoje foi desenvolvido pela primeira vez na Alemanha no final do século XVIII por um capitão de cavalaria chamado Max von Stephanitz. Ele passou trinta e cinco anos desenvolvendo e promovendo a raça para produzir um cão confiável e bonito. Ele encorajou a força policial em seu país natal a usar pastores alemães em sua linha de trabalho e, durante a Primeira Guerra Mundial, milhares de Pastores tornaram-se parte do exército alemão.

Os pastores alemães foram originalmente criados como cães de pastoreio e sua função era proteger grandes rebanhos, mas a demanda por cães de pastoreio diminuiu com o tempo.

No final de 1800, surgiu o primeiro Clube de Pastor Alemão foi estabelecido na Alemanha, chamado Phylax Society, (Phylax sendo grego para ‘Guarda’). Ele foi criado por Max von Stephanitz junto com outros entusiastas da raça que desenvolveram e promoveram o Pastor como um cão de trabalho e, posteriormente, eles foram usados ​​pelo exército alemão e pela força policial. O objetivo era padronizar a raça em todo o país.

Quando o primeiro clube se desfez, Stephanitz criou a Sociedade para o Cão Pastor Alemão. Um cão chamado Hektor foi o primeiro Pastor Alemão a ser registrado. Ele então mudou o nome de seu cão para Horand Von Grafrath e o usou em programas de criação para produzir cães pastor-alemães bem-criados, fortes e resilientes, ou seja, os ancestrais de muitas linhagens de pastor alemão que vemos hoje.

Pastor Alemão é Inteligente?

Os pastores alemães são altamente inteligentes. Nas mãos certas e com a quantidade correta de treinamento, eles são extremamente responsivos aos comandos que o são ensinados. Eles se destacam quando participam das aulas de obediência exatamente por esse motivo. Os Pastores Alemães são particularmente receptivos a comandos de voz quando o tipo certo de entonação é usado.

Bem manejados, eles se destacam em todas as atividades esportivas caninas que incluem agilidade, Flyball e obediência, mas também podem ser vistos trabalhando como cães de resgate, cães de rastreamento e ajudando a polícia e outras autoridades em seus trabalhos.

É importante notar que os pastores alemães aprendem coisas novas muito rapidamente e respondem bem a um comando, mesmo que tenham recebido apenas quatro ou cinco vezes. Os filhotes precisam aprender regras básicas e comandos desde o início, e seu treinamento deve ser consistente para que os cães entendam o que o dono espera deles.  A chave para treinar com sucesso um pastor alemão é sempre ser consistente e fazer sessões de treinamento curtas e interessantes, o que ajuda manter-lo focado no que está sendo pedido à dele.

Pastor Alemão Gosta de Criança?

Os pastores alemães são conhecidos por serem bons com crianças de todas as idades porque são muito calmos e pacientes, especialmente se forem cães bem-educados e treinados. Mesmo assim, deve-se sempre tomar cuidado quando houver crianças pequenas em casa, pois um cão de grande port pode acidentalmente derrubá-las durante uma brincadeira. Os Pastores também se dão bem com o gato da família e toleram estar perto de outros animais de estimação com os quais cresceram juntos.

Pastor Alemão Precisa de Muito Exercício?

Os pastores alemães são cães de alta energia, precisam ser levados para uma caminhada no mínimo duas vezes por dia durante uma boa hora de cada vez. No entanto, eles também precisam receber uma grande quantidade de estímulo mental ou podem rapidamente começar a mostrar sinais de tédio e domínio. Um Pastor no auge de sua vida precisa de um mínimo de 60 ou mais minutos de exercícios diários.

Esses cães adoram aprender coisas novas e, como mencionado anteriormente, são um dos cães mais inteligentes do planeta, o que em resumo significa que também podem adquirir alguns hábitos ruins se não forem treinados corretamente. Eles são uma ótima opção para pessoas que gostam de estar ao ar livre e sempre que podem, com um companheiro canino a reboque. Os pastores alemães não são uma boa escolha de animal de estimação para quem leva uma vida mais sedentária.

Pastores Alemães Latem Muito?

Sim, principalmente se não lhe forem fornecidos os exercícios necessários. Caso um pastor alemão fique preso em local restrito de espaço e ele não tenha oportunidade de gastar suas energias ele vai ficar agitado e latir bastante. Além disso, os pastores utilizam muito o latido para interagirem com os seres humanos. Sendo assim, um pastor vai latir quando estiver brincando, nervoso, agitado, sozinho, pra chamar sua atenção, entre outras situações.

No vídeo acima temos o som do latido de três cachorros da raça pastor alemão. O som do latido do pastor alemão é bastante forte e grave. Antes de adquirir um animal desta raça, escute atentamente e reflita se você está disposto a conviver com ele por vários anos.

A Saúde do Pastor Alemão

Principais Problemas de Saúde

A expectativa de vida média de um pastor alemão é de 9 a 13 anos e, às vezes, até mais, quando devidamente cuidado e alimentado com uma dieta de boa qualidade e exercícios. No entanto, a raça é conhecida por sofrer de certos problemas de saúde hereditários e adquiridos, que incluem o seguinte:

  • Displasia do quadril – teste de BVA e pontuação disponível;
  • Displasia do cotovelo – teste e pontuação disponíveis;
  • Hemofilia – apenas cães machos.

Outros problemas de saúde que às vezes são vistos na raça incluem o seguinte:

  • Nanismo pituitário;
  • Furunculose Anal;
  • Insuficiência pancreática exócrina;
  • Mielopatia degenerativa;
  • Panosteitis;
  • Inchaço / torção gástrica;
  • Epilepsia;
  • Hemangiossarcoma;
  • Problemas de saúde imunomediados que afetam a pele e / ou intestinos de um cão.

Obesidade

É importante ficar de olho na cintura de um cão e ajustar sua ingestão de calorias se ele estiver engordando, pois isso pode afetar seriamente sua saúde. A obesidade pode encurtar a vida de um cão em vários anos e coloca muita pressão em suas articulações e órgãos internos. Outra coisa a ter em mente é que alguns Pastores, quando atingem idade avançada, também podem começar a engordar, o que geralmente ocorre porque eles não têm a mesma disposição para gastar energia como antes. É importante ajustar a dieta para cachorros mais velhos adequando a quantidade e qualidade da comida.

Um pastor alemão totalmente crescido e maduro deve ser alimentado com uma dieta baixa em gorduras de boa qualidade e receber comida duas vezes ao dia. É importante levar em consideração quantas guloseimas o cão recebe todos os dias para evitar que ele ganhe peso. Como um guia aproximado, um pastor alemão deve ser alimentado com a seguinte quantidade de comida:

  • Cães pesando 26 kg podem ser alimentados com 285g a 435g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 28 kg podem ser alimentados com 302g a 460g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 30 kg podem ser alimentados com 318g a 485g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 32 kg podem ser alimentados com 333g a 509g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 34 kg podem ser alimentados com 349g a 532g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 36 kg podem ser alimentados com 364g a 556g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 38 kg podem ser alimentados com 379g a 579g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 40 kg podem ser alimentados com 394g a 601g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 42 kg podem ser alimentados com 409g a 674g por dia, dependendo da atividade e constituição física;
  • Cães pesando 44 kg podem ser alimentados com 423g a 646g por dia, dependendo da atividade e constituição física.

Cuidados com o Pelo

Os pastores alemães soltam muito pêlo ​​devido à sua pelagem dupla, espessa e densa. Como tal, eles devem ser escovados com frequencia, se possível, diariamente. Escovar um cão desta raça uma vez por semana não é o suficiente para manter sua pelagem com boa aparência e livre de pelos soltos e mortos.

No entanto, os Pastores Alemães não precisam de banho com tanta frequência. Exagerar na quantidade de banhos pode inclusive resultar na alteração do equilíbrio natural do PH da pele do cão, o que pode levar a alergias cutâneas.

Cuidados na Hora de Comprar um Pastor Alemão

Antes mesmo de ir comprar um Pastor, segue alguns pontos que devem ser considerados:

1- Você tem espaço suficiente para esta raça grande?
2- Você pode pagar o preço alto por um cachorro de um bom criador?
3- Você tem tempo para esta raça energética?
4- Um pastor alemão se encaixa no seu estilo de vida?
5- Você sabia que cães desta raça latem muito e pode te trazer problemas com os vizinhos?

Uma vez que você decidiu que o pastor alemão é a raça ideal pra você, as recomendações de compra são as de qualquer cachorro de raça. São elas:

  • Não comprar em anúncios de internet como OLX e Mercado Livre. Tem muitas pessoas caindo em golpes. Anunciantes colocam fotos e vídeos de lindos filhotes e na hora que o cachorro chega, se ele chegar, o animal é diferente do que foi escolhido;
  • Procurar conhecer a mãe e o pai do cãozinho, caso seja possível. Assim você terá uma melhor idéia do que esperar do seu cão adulto;
  • Se quiser saber como é a personalidade do filhote, compre-o mais tarde, quando for adolescente, não filhore recém desmamado;
  • Procure referências do criador, de preferência que seja profissional, legalizado, e que o animal tenha pedigree, documento que prova que o cão realmente é Pastor Alemão puro. Neste caso, tenha certeza que o preço será mais caro, mas com garantias;
  • Exija que o animal esteja em dia com todas as vacinas necessárias.

 

Compartilhar