A Raça Labrador

Labrador Retrievers tem sido consistentemente um dos animais de estimação mais populares do mundo, graças à sua natureza confiável e comprovada. Os labradores são gentis, extrovertidos e sempre dispostos a agradar. O Labrador Retriever se desenvolve tão bem em um ambiente doméstico quanto trabalhando ao lado de seus proprietários no campo trabalhando.

História dos Cães Labradores

O Labrador Retriever, como o nome sugere, foi originalmente criado para um propósito específico que era recuperar redes para os pescadores e o fato de terem patas palmadas torna-os nadadores extremamente fortes e hábeis. A raça foi mais tarde usada para recuperar a caça quando os pássaros foram expulsos e abatidos por caçadores, o que muitas vezes ocorria em ambientes desafiadores, que incluíam pântanos aquáticos.

A raça é originária das regiões costeiras de Newfoundland (Terra Nova – Canadá). Especula-se que foi criada pelo cruzamento do cão de agua St John’s com outras raças mais menores de cães aquáticos e possivelmente Mastiffs, uma raça introduzida no país por pescadores portugueses nos séculos XVI e XVII. O cão de agua St John’s também é um ancestral de Newfoundland.

Personalidade e Temperamento dos Labradores

Os labradores são famosos por sua natureza descontraída, brincalhona e inteligente. Raramente exibindo agressividade, são excelente como animais de estimação e também como cães de assistência e de trabalho. Eles se posicionam na “matilha” e considerando seus donos como um “cão alfa”, o que facilita o relacionamento com cães desta raça.

Labrador Retrievers são uma das melhores escolhas para os donos de cães pela primeira vez por causa de sua natureza afetuosa e leal. Geralmente são muito bons com estranhos e pessoas que eles não conhecem, o que faz parte de sua natureza “amigável” e acessível. Eles também são personagens muito adaptáveis ​​e se estabelecerão rapidamente em qualquer ambiente.

Eles também gostam de jogar jogos interativos que os mantêm mentalmente estimulados e reduzem os riscos de desenvolvimento de qualquer comportamento indesejado relacionado ao tédio.

Cão Labrador é Inteligente? Fácil de Ser Treinado?

Labradores são inteligentes e fáceis de treinar, razão pela qual eles são uma escolha tão popular para cães de caça. Eles são cães-guia renomados, bem como cães-ouvintes, com a vantagem adicional de que os Labradores Retrievers realmente gostam de participar deste tipo de atividade. Eles respondem extremamente bem ao treinamento de reforço positivo, mas não respondem bem a qualquer tipo de correção severa de tratamento mais pesado que poderia ter um efeito adverso na confiança do cão no seu tutor. Mas cuidado, como os labradores tendem a engordar com muita facilidade, é melhor limitar as guloseimas usadas como recompensa alimentar nos treinamentos.

Aparência, Porte e Cores dos Labradores

O Labrador Retriever é um cão de constituição forte e porte de médio a grande. Eles possuem patas palmadas fortes e compactas que são perfeitas para os cães nadarem, uma vez que eles adoram entrar na água. Seus pelos são grossos, densos e extremamente resistentes à água. O rabo, ​​uma característica definidora da raça, é forte e grosso.

Altura média: machos 56 – 61 cm, fêmeas 56 – 61 cm.
Peso médio: homens de 29 a 36 kg, mulheres de 25 a 32 kg.

Quando se trata de sua pelagem e cores, Labradores podem ser preto, amarelo, ou chocolate. Ás vezes eles têm manchas brancas no peito.

A Saúde dos Labradores

A expectativa média de vida de um Labrador é de 10 a 12 anos, quando devidamente cuidado e alimentado com uma dieta de boa qualidade adequada para sua idade.

A maioria dos Labradores é conhecida por ter apetites saudáveis ​​e comerá demais se o dono permitir. Por causa disso, um cão pode ficar com sobrepeso ou obeso com muita facilidade, um problema que pode afetar sua saúde geral e encurtar consideravelmente sua expectativa de vida. A obesidade pode levar a problemas nas articulações devido ao peso adicional que um cão carrega e a todos os tipos de problemas cardíacos.

Distúrbios Oculares

Labradores são propensos a herdar várias formas de distúrbios oculares, que incluem o seguinte:

  • Catarata hereditária
  • Displasia multifocal da retina
  • Displasia Retiniana Total
  • Atrofia Central Progressiva da Retina
  • Atrofia Retinal Progressiva Geral

Outros distúrbios hereditários incluem o seguinte:

  • Displasia do quadril
  • Displasia do cotovelo
  • Miopatia Centronuclear
  • Colapso induzido por exercício

Labradores Precisam de Muito Exercício?

Sim. Eles são cães de alta energia que precisam de uma boa quantidade de exercícios diários para se manterem saudáveis ​​e em forma. A rotina diária de exercícios de um labrador deve incluir bastante estimulação mental, porque sem isso, um cão pode rapidamente adquirir alguns comportamentos indesejados. Se não lhes for dado exercício suficiente, os labradores ficam entediados e correm mais risco de engordar, o que afeta negativamente seu bem-estar geral.

Compartilhar